Arthur Bispo do Rosário

Olás!
Alguém sabe quem foi Arthur Bispo do Rosário?
Eu conto!


         Bispo do Rosário nasceu em Japaratuba, no estado de Sergipe. Segundo alguns registros, sua data de nascimento consta como março de 1911, em outros (mais confiáveis), como 14 de maio de 1909. Faleceu em 5 de julho de 1989.

    Sua vida foi marcada por uma religiosidade esquizofrênica, porém, brilhante e produtiva. Suas produções, que abarcam bordados, pinturas, trabalhos com tecidos e objetos, como talheres, foram de explícita criatividade e beleza, usando o que tinha em mãos e mostrando estar (des) alinhado com a cultura nordestina, o que fica bem visível nas cores de suas obras.

             Passou 50 anos de sua vida internado num manicômio, onde produziu suas obras. Aos 16 anos foi alistado na marinha por seu pai, onde não permaneceu. Viajou por todo o país, possuindo diversos registros por comportamento inadequado. Foi campeão sul-americano de boxe, lavador de bonde e ajudante geral na casa de seu advogado, que o conheceu ao representar sua causa após um acidente de trabalho sofrido por Bispo, no Rio de Janeiro.

             Após alucinações e delírios religiosos, o artista é preso como negro e indigente em suas peregrinações por igrejas cariocas, às quais levava sua mensagem. A partir disso, passa a viver no manicômio, produzindo mesmo sob forte medicação e choques elétricos.

           Bispo ficou tão famoso em sua cidade que chegou a ser comparado ao artista Marcel Duchamp, devido ao seu trabalho com objetos do cotidiano elevados à arte.




Como não falar de um artista que até mesmo em seu nome carrega o que se pode chamar de uma insígnia de religiosidade? Arthur Bispo do Rosário, o filho do Cristo, como ele respondeu a alguém que certa vez perguntou-lhe se era ele mesmo o salvador, levando-o à sua primeira internação. Não seria ele mesmo o próprio messias que, por meio de seu talento, se salvou de sua loucura?

***
Inpirada em Bispo do Rosário, acontece na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a exposição "Perdendo o fio", promovida pelos alunos do 2º período do curso de Design de Moda. Serão apresentados os cadernos de processo com as pesquisas e coleções desenvolvidas por cada um, além das peças criadas a partir desses estudos. Segue o flyer com a data e o endereço:


 Em caso de dúvidas, é só entrar em contato comigo pelo blog ou pelo facebook da Vermelho Intenso. Um abraço e estão todos super convidados!

2 comentários:

Wanessa Paixão disse...

Nossa muito interessante, farei o possível para ir conferir perto o talento deste homem! Muito obrigada pelo convite. E sucesso no blog e na exposição!

Renata Gatto disse...

Obrigada, querida! Vou te esperar lá! ;)